A Orquestra se apresentou durante a 10ª edição do Festival de Poesia para, aproximadamente, cinco mil pessoas
Por: SESI Jaú
19/09/201710:50- atualizado às 16:53 em 18/10/2017
A 10ª edição do Festival de Poesia de Dois Córregos, promovida pelo Instituto Usina de Sonhos e prefeitura de Dois Córregos, foi realizada nos dias 8 e 9 de setembro. E a atração principal do evento foi a Orquestra Bachiana Filarmônica do SESI-SP, sob regência do maestro João Carlos Martins.
O concerto foi realizado às 20h30 no dia 9 de setembro, sábado, em palco instalado à Avenida Faulin Filho. A apresentação foi realizada pelo Serviço Social da Indústria (SESI) e pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP).
O Maestro
João Carlos Martins ocupa lugar ímpar no cenário musical brasileiro, tendo sido considerado um dos maiores intérpretes de Bach do século 20 pela crítica internacional, do qual registrou a obra completa para teclado. Nasceu em São Paulo, no dia 25 de junho de 1940, e iniciou seus estudos de piano aos 8 anos com o professor José Kliass. Aos 13, começou sua carreira no Brasil e, aos 18, no exterior.
Abandonou definitivamente os palcos como pianista no ano de 2002 por problemas físicos. Em 2004, iniciou seus estudos de regência. Apresentou-se em Londres, Paris e Bruxelas, na Europa, como regente convidado, imprimindo em suas interpretações a mesma dinâmica que o fez quando pianista. Em 2006, idealizou a Fundação Bachiana, cujo tema é a arte e a sustentabilidade. Hoje, aos 77 anos, construiu sólida carreira com a Bachiana Filarmônica SESI-SP.
No filme “João, o Maestro”, que estreou recentemente, detalhes da vida de João Carlos Martins são revelados. E coube a Mauro Lima, roteirista e diretor do longa, levar a trajetória do maestro para o cinema.
Além de diversos concertos, o filme mostra como foi a infância de Martins e sua ascensão, em Nova York, após ser ovacionado pela crítica. O longa também destaca o início de seu drama quando, após um concerto, uma dor na mão direita deu sinal de que algo não ia bem.
O Festival
Com o tema “Uma Década de Poesia”, esta edição do Festival de Poesia de Dois Córregos contou com apresentação da Banda Musical de Dois Córregos, show com Eduardo Santhana, premiação do concurso de poesias, encenação do grupo de teatro Trovamores, sarau de poesia, entre outros eventos.