O que está buscando?

SESI JAÚ REVISITA OBRAS DE PLÍNIO MARCOS EM EXPOSIÇÃO

Exposição sobre o polêmico dramaturgo fica em cartaz até abril e a entrada é gratuita

11/03/201917:50- atualizado às 12:40 em 12/03/2019

Registros do arquivo particular do dramaturgo santista Plínio Marcos, rotulado de maldito pelos críticos, podem ser conferidos a partir do dia 1º de março no SESI Jaú. A exposição Plínio Marcos 80 anos fez parte do projeto que homenageou o artista no ano passado no Centro Cultural FIESP – Ruth Cardoso. A justa homenagem contou com mesas-redondas com nomes que conviveram com o escritor, temporada com suas principais peças e a mostra de fotos, que em 2016 circulará por diversas unidades do SESI-SP por meio do projeto Exposições Itinerantes.

Plínio era uma figura polêmica, foi um dos primeiros a levar ao palco a vida dos marginalizados, da prostituição e do homossexualismo presentes nas grandes cidades, sempre com uma rica abordagem psicológica. A partir de fotografias do acervo familiar, selecionadas por Kiko Barros, a exposição conta a história desse escritor, dramaturgo, jornalista, ator e palhaço. Suas diversas paixões – do jornalismo ao circo, do futebol à família – são apresentadas.

Oportunidade para ver de perto os registros fotográficos de montagens históricas de textos do autor com grandes nomes do teatro brasileiro como Tônia Carrero, Luis Gustavo, Lima Duarte e Walderez de Barros. Realizações de Plínio como ator, palhaço e sambista também estão presentes na mostra. 

 

Mais sobre Plínio Marcos

Entre as principais obras do dramaturgo estão Barrela, O Abajur Lilás, Navalha na Carne, Homens de Papel, Quando as Máquinas Param, Dois Perdidos numa Noite Suja, Balada de um Palhaço e Noel Rosa – O Poeta da Vila e Seus Amores. Escreveu crônicas e contos a partir do cotidiano urbano para o jornal Última Hora de São Paulo. O submundo era sua fonte de emoções, experiências humanas de grande intensidade e riqueza. Para ele, Carnaval, samba, circo, teatro e jornalismo eram meios de transporte em que todos podiam embarcar. 

Plínio Marcos venceu oito prêmios Molière, cinco Prêmios da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) e um prêmio Shell, além de ter seu nome dado a diversos Teatros, espaços culturais e prêmios de teatro.

 

Sobre as Exposições Itinerantes

O projeto Exposições Itinerantes apresenta obras originais ou reproduções fotográficas, criando circuitos alternativos de mostras de artes visuais nas unidades do SESI-SP e nas indústrias associadas, por meio do serviço Caixa de Cultura, para promover o contato e a difusão da arte e expressar a imensa diversidade cultural brasileira e mundial. Essa é mais uma iniciativa do SESI-SP para levar cultura e conhecimento à sociedade.


SERVIÇO

Plínio Marcos 80 anos

Local: SESI Jaú

Av. João Lourenço Pires de Campos, 600 - Jardim Pedro Ometto

Datas e horários: até 14/04 – segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.

Informações e agendamento de visita para grupos com mediação da Mediadora Cultural: (14) 3601-1235/ e-mail: flavia.franca@sesisp.org.br

Entrada gratuita!

 

Leia também