Encontro referente ao Programa "Caixa de Cultura", que completará 70 anos de atividades, realizado em parceria SESI e as Indústrias conveniadas.
Por: SESI Jaú
18/08/201715:06- atualizado às 13:57 em 19/09/2017
O SESI de Jaú promoveu no dia 17 de agosto (quinta-feira), das 9h às 12h, o "I Encontro Anual de Agentes de Leitura".
O evento foi realizado na Sala de Eventos da Cultura, nas dependências SESI Jaú, e contou com a participação de colaboradores representantes de diversas empresas e instituições de Jaú, Dois Córregos, Boraceia, Pederneiras e Igaraçu do Tietê.
Além da presença dos colaboradores das empresas, que atuam como Agentes de Leitura, e da Mediadora Cultural do SESI Jaú, Flávia Cardoso França, o escritor Eraldo Miranda esteve presente para compartilhar a sua experiência com o universo da Leitura.
A palestra do escritor, intitulada "Operários da Leitura", tem como objetivo o fomento de leituras de obras literárias e outros gêneros textuais. Os Agentes foram orientados e inspirados a desenvolverem nos trabalhadores o hábito de ler, assim como estimular e produzir em seus companheiros o apreço pelos livros. E, como operários da leitura, seja no dia a dia da indústria e, além dos portões das fábricas em suas interações sociais, multiplicarem o valor que o livro traz para desenvolvimento humano de suas famílias e companheiros de trabalho.
Eraldo Miranda é escritor de literatura infanto-juvenil, crítico literário pela PUC-SP, pesquisador de Literatura Oral Folclórica, Mitologia Comparada e Literatura Infanto-juvenil.
Iniciativa pioneira existente no SESI desde 1948, a Caixa de Cultura tem como objetivo transformar o local de trabalho do industriário por meio de ações que visam a dinamização e o acesso à leitura por meio do empréstimo de publicações e a apreciação estética através de exposição fotográfica.
Para a implantação desse serviço, que é gratuito, é necessário a empresa se cadastrar na unidade do SESI Jaú. Após o cadastro, receberá uma caixa metálica contendo um acervo de 40 a 100 livros com títulos diversos da literatura nacional, estrangeira e infanto-juvenil, que permanece por quatro meses na empresa. Um colaborador é indicado para realizar o controle e o empréstimo do material. Depois desse período é enviada uma nova caixa com acervo atualizado e renovado.
A empresa poderá também solicitar exposições fotográficas itinerantes - mostras fotográficas, individuas e/ou coletivas, que permitem a circulação de reproduções de fotografias, desenhos e gravuras. A participação no programa Caixa de Cultura é uma forma de a empresa incluir o acesso à cultura como mais um benefício oferecido aos seus trabalhadores.
Atualmente, o SESI Jaú atende 15 empresas da região e beneficia aproximadamente 2000 colaboradores.
As empresas interessadas em se beneficiar desse serviço devem entrar em contato com o SESI Jaú, localizado na Av. João Lourenço Pires de Campos, 600 - Jd. Pedro Ometto.
O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Informações pelo telefone (14) 3601-1235 ou pelo e-mail: flavia.franca@sesisp.org.br