Além das premiações por categoria, a unidade escolar contemplada com o maior número de medalhas de Ouro será a grande campeã!
Por: Karina Costa, Núcleo de Comunicação
14/08/202010:19- atualizado às 15:17 em 28/08/2020
Nos dias 18, 19, 25 e 27 de agosto serão anunciados os premiados no Torneio eRobótica SESI, campeonato virtual em que os alunos da rede escolar da instituição em São Paulo foram desafiados a desenvolver projetos com a temática “Mundo 4.0”. A transmissão acontecerá sempre às 18 horas nas redes sociais Facebook e Instagram.
Para propor e criar tais soluções inovadoras, entre os meses de junho e agosto, os alunos dos ensinos Fundamental e Médio do SESI-SP participaram de encontros online em que foram ministradas 200 horas formativas nas áreas de Ciências, Tecnologias, Robótica, Criatividade, Artes, Entretenimento Digital, Lógica de Programação e Matemática. Nas redes sociais, para inspirar os participantes, convidados do universo da robótica, além de celebridades da cultura e esporte, caso do pianista e maestro João Carlos Martins e dos atletas do SESI-SP gravaram vídeos em que opinam sobre o que, para eles, significa o “Mundo 4.0”.
No torneio eRobótica SESI todos os alunos participantes serão reconhecidos com certificados digitais e serão entregues medalhas – também digitais – para os autores de projetos selecionados de acordo com as regras do torneio. E tem mais: além das premiações por categoria, a unidade escolar contemplada com o maior número de medalhas de Ouro, assim como ocorre em competições como as Olimpíadas, será a grande campeã! As lives serão apresentadas pelo Tio Matheus, mestre de cerimônia e animador de diversos torneios nacionais de robótica pelo Brasil.
Studio: Nesta categoria, os participantes resolveram problemas com prototipagem utilizando o aplicativo Studio.
Robomind: Os competidores foram desafiados a programar no software RoboMind durante um encontro ao vivo e online.
Maker: Os estudantes criaram protótipos inteligentes e sustentáveis utilizando materiais e objetos disponíveis em suas casas.
Arduino: Os alunos propuseram soluções com prototipagem controlada por Arduino ou seu simulador.
Scratch: Quem participou dessa categoria criou e programou uma animação ou um game na plataforma Scratch.
Minecraft: Construção de esculturas, maquetes e cumprimento de desafios utilizando o jogo Minecraft.
Desenho: Os concorrentes se expressaram artisticamente e/ou propuseram a resolução de problemas com prototipagem em desenho ilustrativo, representando ideias, conceitos, objetos e/ou ambientes relacionados à temática “Mundo 4.0”.
Escola Campeã: Além das premiações por categoria, a unidade escolar contemplada com o maior número de medalhas de Ouro será a campeã geral do torneio eRobótica.
Serviço:
Premiação do Torneio eRobótica SESI
Quando? 18, 19, 25 e 27 de agosto | 18h
Onde assistir? no perfil do Facebook ou Instagram da Robótica SESI-SP