O que está buscando?

SESI-SP lança portal Alimente-se Bem

Além de centenas de receitas com o aproveitamento integral dos alimentos, o site reúne informações e serviços para público geral e empresas.

 Por: Núcleo de Comunicação
27/10/202018:16- atualizado às 18:17 em 27/10/2020

O SESI-SP acaba de lançar o portal do Alimente-se Bem: alimentesebem.sesisp.org.br. Para fortalecer ainda mais a continuidade da disseminação dos conceitos de uma alimentação saudável, sustentável e econômica, o site entrou no ar na última sexta, 23 de outubro de 2020. 

Com 21 anos de atuação, o programa Alimente-se Bem é uma referência em educação alimentar ao incentivar o hábito do aproveitamento integral de frutas, verduras e legumes, para o preparo de receitas nutritivas, saborosas e sem desperdícios.   

Para a estreia do portal, já são mais de 290 receitas cadastrada que indicam como usar as folhas, cascas, talos ou sementes, por meio de uma busca interativa por alimento, tempo de preparo, tipo de refeição - como café da manhã, prato principal, sobremesa e sucos - e até por palavra-chave. Na sessão biblioteca, há também receitas em vídeos e e-books, como o de Alimentos Funcionais. 

O portal inclui notícias, artigos e outras publicações para manter o público atualizado, com orientações, dicas e informações que possibilitam colocar em prática, no dia a dia, um padrão de vida mais saudável.  

Segundo o presidente do Sesi-SP, Paulo Skaf, o novo portal chega em um momento muito oportuno, como um aliado da população. "Com a alta dos preços dos alimentos e o aumento do número de refeições preparadas em casa, o Alimente-se Bem estimula a criatividade e auxilia na escolha dos alimentos desde a lista de supermercado até chegar à mesa dos brasileiros”, destaca. 

O programa reconhecido nacionalmente por aproveitar por completo o alimento, já mudou os hábitos de muita gente. “As partes que antes iam para o lixo podem ser aproveitadas e transformadas em refeições mais saudáveis e nutritivas para toda a família, sem abrir mão do sabor", explica Michelle Bedolini, nutricionista do SESI-SP.

Nas redes sociais do SESI-SP o público poderá acompanhar, divulgar e curtir as publicações do Alimente-se Bem, contribuindo com essa rede de divulgação e o convite #Alimentesebemvctb. 

 

Para as empresas e prefeituras 

No canal do Alimente-se Bem, as empresas podem registrar as suas demandas para a análise customizada do SESI-SP, que oferece atendimento nutricional individual ou em grupo, consultoria e assessoria em nutrição e workshops, para proporcionar mais qualidade de vida aos seus funcionários. 

E para levar até as empresas, ou mesmo aos municípios de São Paulo, por meio das prefeituras, universidades e outras organizações, toda a estrutura para os cursos do Alimente-se Bem, é possível contratar a Unidade Móvel Vida Saudável. Em uma cozinha didática ambientada, as nutricionistas ensinam receitas que incentivam o consumo de alimentos saudáveis, mesclando a prática à teoria. 

“A partir de um diagnóstico que mapeie as ações mais urgentes e eficazes relacionadas à alimentação e podendo integrar com outras áreas, como a psicologia e a atividade física, o SESI-SP desenvolve ações que promovem resultados positivos na saúde dos funcionários, com objetivo de prevenir doenças crônicas e o absenteísmo”, explica Danilo Rodrigues, supervisor de Promoção da Saúde do SESI-SP. 

 

Sobre o Alimente-se Bem 

Criado há mais de duas décadas, o programa Alimente-se Bem teve início quando nutricionistas do SESI-SP começaram a observar o comportamento de desperdício alimentar dos trabalhadores da indústria do estado de São Paulo e seus familiares, que muitas vezes desconhecem as propriedades culinárias de cascas, sementes, talos e outras partes dos alimentos. 

Em busca da reeducação alimentar da população, a equipe desenvolveu receitas pautadas nesse aproveitamento, tendo como pilares a economia, o sabor e os benefícios nutritivos. Aos poucos, o Alimente-se Bem ganhou visibilidade, alcançando milhares de pessoas de todas as idades com a divulgação de suas receitas em cursos nas cozinhas didáticas, aulas no Canal Futura e também em instituições governamentais e não governamentais, entidades assistenciais e filantrópicas, e unidades móveis do SESI-SP. 

Em parceria com a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), o Programa publicou a primeira Tabela de Composição das Partes Não Convencionais dos Alimentos, com os valores nutritivos de cascas, talos e folhas de algumas frutas e hortaliças. 

Confira a linha do tempo em: alimentesebem.sesisp.org.br/o-programa/ 

Leia também