O que está buscando?

Professor do SESI Jaú emociona pais com carta sobre laços familiares

Sensibilidade e relevância dos assuntos apresentados gerou reflexões positivas às famílias

 Por: SESI Jaú
05/11/201915:42- atualizado às 17:04 em 05/11/2019

No último dia 12/10, também lembrado por ser o Dia das Crianças, o professor Alexandre Crepaldi de Oliveira, responsável por aulas de Educação Física e, também, é embaixador na Jornada da Paz nas Escolas, redigiu e enviou uma carta a todos os pais falando sobre a importância dos laços familiares.

A carta emocionou a todos pela sensibilidade e relevância dos assuntos apresentados, gerando reflexões positivas às famílias. Por essa razão, o SESI Jaú resolve compartilhar seu conteúdo para que todos também possam refletir a respeito de temas tão importantes.

A seguir, a íntegra da carta:

Queridos pais, a paz esteja convosco!

Pensando nessa saudação, gostaria de iniciar essa carta refletindo com vocês: só conseguimos dar aos outros aquilo que temos.

Não sei exatamente como anda o relacionamento entre você e o seu (sua) filho (a), mas me inspirei em escrever essa carta a partir da atenção que dei a eles, ouvindo, tentando compreendê-los nesse período da vida que se encontram hoje, e refleti sobre o quão importante vocês sempre serão na vida deles.
Todo ser humano necessita ser cuidado, receber carinho, atenção, saber que não está sozinho, tudo isso tem um efeito muito positivo para termos confiança, amparo, paz, amor, respeito, gratidão pela nossa vida e pelas pessoas que temos a oportunidade de conviver.
Precisamos refletir sobre nossas ações, nossos empenhos, onde estamos gastando as nossas energias, observar se estamos dando prioridade às coisas mais importantes, nossas crianças!
Sabemos do agito em que vivemos nessa vida moderna, mas se não houver uma organização do nosso tempo, primeiro para se cuidar, para estar bem e a partir daí, cuidar daqueles que dependem de nós, corremos um grande risco de nossas crianças receberem "cuidados" de outras pessoas da sociedade, que infelizmente não estão bem intencionadas, o que é muito perigoso.
Precisamos identificar qual é a real necessidade das nossas crianças. Enquanto bebês, eles precisam de alimentação, sono e que nós literalmente limpemos suas “cagadas” para não assar. O tempo foi passando, e as necessidades dos nossos filhos (as) até então bebês, foram se modificando, conforme o seu crescimento.
O que era só papinha foi ganhando consistência na alimentação, o desenvolvimento motor, sentar, engatinhar, ficar em pé, cair, levantar, andar e correr.
Tudo isso para aprendermos que em toda a nossa vida, teremos várias fases, e com elas, a conquista de novas competências e habilidades, mas também novas dificuldades e necessidades, e que com certeza cairão muitas vezes (períodos de dificuldades), mas devemos levantá-los todas as vezes que caírem e continuar em frente.
Em todo esse processo, com certeza, eles passarão por vários períodos que farão muitas "cagadas", erros, pecados, equívocos, doenças e precisamos tratar de tudo isso, para que o pior não aconteça. Nossas crianças precisaram, precisam e sempre irão precisar dos nossos cuidados, mas temos que ter significado para eles, pois senão, irão procurar ajuda com outras pessoas.
Finalizo essa carta, com a fala popular dos mais velhos: "serão sempre nossas eternas crianças", de fato, nossos filhos (as) serão nossas eternas crianças, não no sentido de imaturidade, mas sim no sentido de pureza, amor, carinho, simplicidade e transparência. Não permita um amadurecimento precoce em nossas crianças, com as coisas ruins da vida adulta.
Desejo a vocês pais, um feliz dia das crianças, todos os dias de suas vidas!
Amem seus filhos (as), cuidem deles, olhem para eles, deem atenção a eles, vocês serão os maiores beneficiados!

Com muito carinho
Professor Alexandre Crepaldi de Oliveira
Escola SESI Jaú - 12/10/2019

O professor Alexandre Crepaldi de Oliveira, autor da carta

 

Leia também