O que está buscando?

Eixo Integrador de Linguagens: Luz e Câmera em Ação

Tema de Eixo Integrador é colocado em prática pelos alunos da Escola SESI de Jaú e também de Pederneiras

 Por: SESI JAÚ
23/08/201711:32- atualizado às 14:32 em 29/09/2017

Tendo em vista sua abordagem sociointeracionista, a Rede SESI iniciou, neste ano, os Eixos Integradores: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Interáreas. Uma estratégia de interdisciplinaridade pela qual os estudantes integram e aplicam conteúdos e experiências numa perspectiva de diálogo e interação para solução de desafios, por meio da pesquisa, ambiente cooperativo e autonomia.

O Eixo Integrador, nas aulas de Língua Portuguesa dos 8° anos, tem como tema o "CINEMA".

No final do primeiro semestre, em uma aula bastante produtiva de Eixo de Linguagens, cujo título é Luz e Câmera em Ação, ministrada pela professora Rosemary Moraes, os estudantes dos 8º anos A e B do CE 026 de Jaú aprofundaram seus conhecimentos por intermédio da Mediadora Cultural, Flavia Cardoso França. Na sala de eventos da Cultura, eles assistiram ao trailer, teaser e making off do documentário "Os Engraxates". Assim, ao conhecerem um pouco mais da produção de documentários, surgiram ideias para o desenvolvimento do produto final, que é a produção de um vídeo.

Dando continuidade à parceria agora no segundo semestre, no dia 22 de agosto a Mediadora Cultural recebeu a visita do cineasta jauense Ricardo Fernandes Rodrigues, para apresentar aos alunos um pouco da sua experiência e realizar uma atividade prática. Estiveram presentes os alunos dos 8º anos da Escola SESI de Jaú (CE 026) acompanhados pela professora Rosemary Moraes, e também da Escola SESI de Pederneiras (CE 337), com as professoras Cláudia Aparecida de Aro Ortolani e Vanessa Almeida de Barros, além da inspetora Graziela Ferreira dos Santos.

O cineasta fez uma explanação sobre a "Arte no Cinema", a importância de contar histórias, e explicou alguns procedimentos técnicos para a produção de um vídeo. Em poucos minutos, roteirizou as histórias contadas pelos alunos e fez com que todos colocassem as "mãos na massa".

Os adolescentes, encantados com o universo do cinema, atuaram e puderam manusear os equipamentos de áudio, vídeo e luz. Os vídeos produzidos pelos alunos estão em fase de edição e em breve serão exibidos a todos os envolvidos.

Foi uma manhã demasiadamente produtiva e enriquecedora aos alunos que produzirão, até o final do ano, um vídeo como produto final do Eixo de Linguagens.

Também estão sendo feitas mediações com os alunos sobre o Cinema, por meio do Projeto Cine SESI no Mundo e a Mostra "A França e o Novo".

Leia também