Tema de exposição itinerante complementa o conteúdo da disciplina de Língua Portuguesa (Resenha turística) e Eixo Integrador (Cinema)
Por: SESI Jaú
03/04/201717:22- atualizado às 13:47 em 02/06/2017
Nas aulas de Língua Portuguesa da Profª Meire Moraes, os estudantes dos 8º Anos A/B estão estudando o gênero Resenha Turística. Como atividade de aprofundamento, eles foram à Exposição Itinerante “Encantos do Sol Cearense”, do cineasta e fotógrafo Mateus Ávila. Sob orientação da Agente de Atividades Culturais Flavia França, os alunos apreciaram artisticamente as fotografias tiradas no tranquilo vilarejo da Praia de Jericoacoara, no município de Jijoca (Ceará), onde se pode ver tanto o nascente quanto o poente sobre o mar, por isso o prazer de apreciar o movimento solar do lugar.
Ainda, como complemento, eles assistiram a vídeos, selecionados pela agente, sobre a importância da fotografia também no Cinema, tema do Eixo Integrador de Linguagens. Assim, pensando em um trabalho interdisciplinar, em parceria com a Agente de Atividades Culturais Flávia, os estudantes preencheram a dois roteiros artísticos: um sobre as fotografias de Mateus e outro sobre a fotografia no Cinema. Posteriormente, produziram um texto expositivo onde compararam as duas artes. Abaixo, encontram-se alguns fragmentos das produções:
“(...) As fotografias encantaram os alunos e trouxeram a eles a vontade de conhecer o lugar. No Cinema, a fotografia é de grande importância, não só pelo fato de no início os filmes serem feitos de fotos, mas também pelo fato de transmitir as sensações, principalmente por meio de cores”. Maria Fernanda Rissardi – 8º Ano A.
“ (...) A posição da câmera, pessoa e objeto são os aspectos mais importantes para que a fotografia tenha um impacto no público. Os fotógrafos precisam do que é chamado “clique perfeito”. Gabrielly Beatriz Nalio – 8º Ano A.
“(...) Assim como a fotografia é importante para registrar momentos e paisagens bonitas, tem grande importância também no Cinema. Para mostrar essa importância, foram mostrados momentos de alguns filmes, como Amanhecer e Central do Brasil. Assim, parar se tirar uma bela foto é preciso se atentar às cores e ao foco. A cor descreve o clima e o ambiente; já o foco, é o quando o fotógrafo centraliza o elemento principal da cena ou foto.” Júlia Lozano Pissuto – 8ºAno B.
"(...) A fotografia é a chave para o público ter a compreensão, pois conta a história despertando o sentimento pela narrativa visual.” Ruan Miguel Melo do Nascimento Pacheco - 8ºAno B.
(Texto: Profª Meire Moraes)
Imagem divulgação