Criado pelo SESI-SP, o Concurso Culinário combina saúde, boa alimentação e economia.
Por: SESI Jaú
20/09/201714:57- atualizado às 13:48 em 06/12/2017
Na área da jurisdição da unidade do SESI Jaú, foram inscritas 36 receitas, mas apenas 12 foram classificadas.
Para participar, os interessados enviaram uma receita criativa e saborosa, levando em conta o baixo custo e aproveitamento integral dos alimentos.
Além dos jauenses, moradores das cidades de Igaraçu do Tietê e Barra Bonita também disputaram a fase local, que foi realizada nos dias 08, 09, 10 e 11 de agosto.
Lista dos classificados que estiveram presentes na disputa:
Jurados especialistas na Fase Local:
Keli Daiane Bortholazzi (nutricionista)
Eugênio Carlos Planchez de Carvalho (chef de cozinha)
As duas receitas selecionadas pela equipe do SESI e jurados na Fase Local participaram do COMBATE CULINÁRIO no dia 02 de setembro.
1ª colocada: Rosineide de Fátima da Silva, com a receita “Nhoque de abóbora”;
2ª colocada: Maria Bernadete Balestiere, com a receita “Sopa creme de abóbora”.
As duas receitas serão publicadas no livro SESI Chef 2017, e a primeira colocada, Rosineide, ganhou um prêmio em dinheiro e seguiu na disputa até a etapa Regional, na cidade de Bauru.
Avaliação
Os critérios de avaliação em todas as etapas do concurso são: sabor, a escolha dos ingredientes, a apresentação do prato, o aproveitamento total do alimento, a criatividade com que o participante propõe a redução do desperdício, se o prato é saudável e se tudo isso está alinhado ao menor custo de preparação.
A unidade do SESI Jaú ainda será sede da etapa semifinal estadual, no dia 28 de outubro.
Sobre o Alimente-se Bem
Criado pelo SESI-SP em 1999, utiliza os alimentos integralmente e tem como proposta realizar refeições saborosas e nutritivas sem gastar muito. Seus princípios foram determinados a partir de pesquisas realizadas por nutricionistas da entidade, que observaram hábitos alimentares de trabalhadores de indústrias do estado.
O levantamento detectou grande desperdício de partes importantes dos alimentos, na maioria das vezes por desconhecimento de suas propriedades e possibilidades culinárias. A partir dessas informações foram desenvolvidas receitas que utilizam cascas, talos, folhas e ramas e dão origem a pratos saborosos, saudáveis, nutritivos e econômicos.
(Sopa creme de abóbora)
(Nhoque de abóbora)
(Finalistas da Fase Local)